Baby Class

São aulas para crianças de três a cinco anos, onde por brincadeiras, e com musicas infantis são introduzidas no mundo da dança.

Para criança brincadeira é coisa séria.


É através do lúdico que a criança é apresentada as coisas novas do mundo. Crianças se desenvolvem a partir das descobertas que o dia-a-dia lhes proporcionam.

O baby class, é uma das modalidades artísticas que mais tem a contribuir para o desenvolvimento motor da criança. São jogos, brincadeiras, atividades lúdicas que ajudam a desenvolver as habilidades motoras, trabalhando atividades locomotoras, manipulativas, e estabilizadoras.


Em síntese, suas aulas são divertidas, estimulantes e ainda proporcionam grandes benefícios para o praticante que desde pequeno toma gosto pela arte de dançar.


Nas aulas, através de exercícios lúdicos e ao som de músicas clássicas e infantis, a criança 
desenvolverá:

postura correta, 
coordenação motora, 
equilíbrio, 
agilidade, 
ritmo,
disciplina e 
concentração. 


Estimulará também a sociabilidade, expressividade e criatividade.


Vamos estimular nossas crianças a dançar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ballet Pokemon



Momento descontração ri muito...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Calos e Bolhas

Segundo a podóloga Gisele Christina da Silva, as bolhas são o acúmulo de fluido entre as camadas interna e externa da pele. Elas surgem com o excesso de atrito, como no caso de calçados apertados ou ainda por queimaduras ocasionadas pelo frio, calor ou muito sol, doenças na pele, alergias e irritações na pele provocadas por agentes químicos.

A região afetada pode se encher de um líquido incolor ou se tornar avermelhada caso haja rompimento de algum vaso. Quem tem a pele mais fina, como no caso dos idosos, pode ter bolhas com mais freqüência, já que facilmente se perde a camada de gordura da pele.

Para a dermatologista Denise Steiner, uma boa forma de prevenção é evitar usar sapatos novos por um período muito longo e amaciá-los com o uso gradual. Além disso, a dermatologista alerta para o uso de calçados muito apertados ou muito largos.

A podóloga Gisele ainda acrescenta que as meias utilizadas também exercem papel muito importante na prevenção das bolhas. "É preciso verificar o perfeito ajuste nos pés. As meias devem ser de preferência sem costura ou com o mínimo possível", conta.

"Optar por meias de algodão ajuda a absorver a transpiração. Além disso, não se pode descuidar da higiene dos pés e nem tomar banho (principalmente os com água quente) antes de uma caminhada, já que a pele amolece e fica mais propensa às lesões", acrescenta Gisele.

Quem não conseguiu escapar das incômodas bolhas deve evitar ao máximo furá-las. "Assim você evitará o risco de infecção", declara a dermatologista Denise Steiner. "A bolha tende a secar em uma ou duas semanas. É recomendado romper a bolha somente em caso de dor e para isso é necessário utilizar uma agulha fina e esterelizada, fazer pequeno furo e drenar o líquido. Não se deve arrancar o 'teto' da bolha, que serve como proteção à pele", explica.

"Mantenha um curativo com vaselina e micropore até que ela seque. Pode-se utilizar pomada que ajuda a cicatrizar. Não é recomendado expor ao sol até a cicatrização completa, para que não apareçam manchas nos pés", enfatiza Denise.

"Você deve estar atento para se certificar de que as bolhas nos pés não estejam relacionadas a outras doenças dermatológicas como herpes, disidrose e micose dos pés", alerta a dermatologista.

"Os pacientes diabéticos devem examinar seus pés diariamente e evitar qualquer tipo de lesão por terem deficiência na cicatrização dos pés. Ao surgimento de bolhas ou qualquer outro tipo de lesão, o ideal é comunicar ao seu médico, podólogo ou a equipe de saúde de diabetes", completa Gisele.abetes", completa Gisele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Alongamentos X Dores musculares



Alongamentos são os movimentos feitos para alongar os músculos. São muito importantes para pessoas que fazem exercícios e fundamentais para os bailarinos que precisam de flexibilidade e leveza. São movimentos fáceis, mas quando feitos de forma incorreta, podem fazer mais mal do que bem, por isso é importante a orientação do professor. Para alongar não é preciso forçar bruscamente os limites, é necessário que se pratique devagar, especialmente no início, começar de leve e repetir todas as aulas para entrar em forma. Aberturas de pernas e alongamentos mais difíceis devem ser feitos com o corpo aquecido (em atividade física), no meio ou no final das aulas, nunca no começo, para evitar distensões musculares.
Benefícios do alongamento1 Reduz as tensões musculares e dão a sensação de um corpo mais relaxado2 Servem de benefícios para a coordenação3 Aumentam o âmbito de movimentação4 Previne lesões como distensões musculares, pois um músculo alongado resiste mais às tensões5 Facilita as atividades de desgaste6 Desenvolve a consciência corporal e aprende a se conhecer7 Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais
Atenção!
* Para evitar aquelas dores chatas nos músculos depois da aula, sempre se aqueça o máximo possível antes desta. Mas atenção! Não pense em alongar-se bastante! Nunca extrapole seus limites, pois a aula ainda vai começar, ou seja, você tem muito o que se alongar ainda... Senão, isso poderá resultar em muita dor de cabeça (e de músculos) depois.

Se você tiver sofrido algum problema físico, uma cirurgia nas articulações e
músculos, é bom consultar um médico antes de começar
um programa de exercícios ou alongamento.

Como evitar alguns problemas.

Cãibra

A cãibra é uma retração involuntária e dolorosa do tecido muscular, que pode comprometer desde uma pequena parte de um músculo até um grupo muscular inteiro. Ela pode durar alguns segundos ou minutos.- Causas: a causa mais comum da cãibra nos bailarinos é a fadiga muscular (cansaço), mas também pode ter outras origens como o frio e a falta de potássio no organismo, que também é apontada como agente importante.
- Tratamento: O alongamento do músculo ou músculos comprometidos. Fontes de Potássio: água de coco, fígado, laranja, banana, feijão, carne.

Distensão muscular

É a ruptura espontânea de várias fibras musculares causada por esforço, com dor súbita e forte durante o movimento e que, às vezes, impossibilita que o músculo afetado se movimente. A dor desaparece com o repouso, mas reaparece com o movimento.
- Causas: passos ou exercícios de difícil execução, bruscos ou pesados, feitos sem o devido aquecimento prévio, são a principal causa da distensão. Os músculos mais freqüentemente afetados são os internos da coxa e os da panturrilha. –
- Tratamento: primeiramente, parar com a atividade física imediatamente. Depois, procurar um médico ou fisioterapeuta.


Entorse - torção

Ocorre quando o limite fisiológico de uma articulação é ultrapassado. Pode estar acompanhado de distensão, ruptura total ou parcial dos ligamentos.
- Causas: Como a maioria dos entorses na dança acontece nos joelhos e tornozelos, quase sempre as causas são o piso inadequado que prende os pés enquanto o corpo continua no movimento ou a torção dos tornozelos em exercícios na ponta ou na meia ponta.
- Tratamento: Aplicar gelo sobre a articulação afetada durante 20 a 30 minutos, elevar o ponto comprometido (se possível, acima do nível do peito) e encaminhar imediatamente ao médico.

Tendinite

As mãos, os pés, o pescoço e todas as partes que se dobram, ou seja, praticamente o corpo inteiro está repleto de tendões. Tendinite é a inflamação que acontece nos tendões.
- Essa inflamação pode ter duas causas. A primeira são esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. Essa primeira causa é bem freqüente nas tendinites do ballet... A segunda causa é a desidratação: quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados devido à uma alimentação incorreta e toxinas no organismo.
A tendinite se manifesta inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos, dores ao subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outras posturas ou movimentos. Há a necessidade de um bom médico para diagnosticar corretamente o problema. Em primeiro lugar, porém, é preciso repouso. Após um certo período, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Se a tendinite não for tratada em tempo ou da maneira adequada, pode haver seqüelas. A pessoa não tratada pode sofrer uma ruptura do tendão após um período de inflamação mal cuidado, por isso, é importante seguir todos os passos indicados pelo médico para um pronto restabelecimento. Para prevenir a tendinite, deve-se fazer exercícios sob critério de um profissional.

Estiramento muscular

É o alongamento voluntário ou involuntário de um músculo além do seu limite natural. É caracterizado por dor muscular no local do estiramento no momento em que há o esforço, e desaparece quando se volta ao repouso. A dor dura em média de 2 a 10 dias, dependendo do caso, e pode desaparecer até mesmo sem tratamento se o músculo afetado for poupado.
- Causas: um movimento descuidado, ou para o qual o músculo afetado não esteja aquecido ou preparado para executar.
- Tratamento: repouso da parte afetada e compressa de gelo.

Unhas encravadas

A unha está encravada quando parte dela empurra o canto do dedo do pé. Este dedo torna-se sensível ao tato, vermelho e inchado. Você deve ir a um médico pedólogo que se encarregará de cortar este canto. Nesse período tente não usar sapatos fechados, calçando sandálias ou mesmo ficando descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha e coloque uma esponjinha (ou gaze, ou algodão) com fita adesiva no dedo para evitar que a unha fique tocando a sapatilha durante a aula de ballet. Para prevenir essas indesejáveis, corte MUITO BEM as unhas, deixando-as retas e evitando os cantos.

Bolhas

As bolhas ocorrem quando a pele é friccionada para frente e para trás de encontro ao interior da sapatilha. A maioria das bolhas causadas pelo trabalho de ponta estoura e há às vezes sangramento. Uma vez que a pele crua é exposta, a dor de dançar com uma bolha aberta é enorme, por isso é melhor parar de dançar e tender à bolha do que arriscar-se à piora e à infecção da área. Se um dedo do pé começar a criar bolhas insistentemente, é aconselhável envolvê-lo com band-aid ou esparadrapo antes de cada aula. Isto deve impedir que uma nova bolha se forme.

Calos e endurecimento da pele.

Isso ocorre geralmente nas juntas dos dedos do pé e no tendão de Aquiles onde o pé é mais intensamente friccionado pela sapatilha, onde a pele fica um pouquinho dura e mais consistente. A pele nestas áreas pode avermelhar e amaciar imediatamente depois do trabalho de pontas, mas endurecer-se-á mais tarde. Não se preocupe com esse endurecimento: ele é até mesmo benéfico para prevenir a formação de novas bolhas. Já os calos são o resultado da pressão anormal das sapatilhas mal ajustadas e podem ser muito dolorosos.

Joanete 

é a inflamação da articulação do dedão do pé causada pela pressão imprópria nessa área. Deve-se tomar cuidado em ver se as sapatilhas de ponta (e até os sapatos normais) são largas o bastante na parte da caixa, onde estão as junções do metatarso, e se o pé está colocado corretamente na ponta.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sete Motivo Para Dançar Ballet

Difícil arranjar um exercício mais completo do que a natação - o exercício trabalha os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Mas um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade ainda mais eficiente: o bale clássico.



 A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal. 


Sete Motivo Para Dançar Ballet


Respiração de atleta


Dançar uma música clássica é calmo para quem assiste, mas quem dança escorre suor e precisa de um fôlego danado para terminar uma coreografia cheia de saltos, piruetas e outros passos difíceis. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Na hora de soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra. "Essa respiração é um ótimo trabalho de todo o sistema cardiovascular e respiratório", afirma Marcelo Cavalheiro. 


Postura perfeita


Dor nas costas causada pela má postura é um problema que dificilmente perturba bailarinos. "O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas", afirma a professora de balé Mariana Bastos, coordenadora pedagógica do Ballet Paula Castro, de São Paulo. "Os alunos são estimulados a manter a postura correta, com abdômen contraído, quadril 'encaixado' e coluna alinhada." O ortopedista Marcelo também explica que esse alinhamento de todo o corpo faz com que garante um ótimo equilíbrio corporal. "O aluno consegue realizar as atividades do dia a dia com movimentos mais precisos, articulações protegidas e menor gasto de energia", afirma.  


Músculos trabalhados


Engana-se quem acredita na aparência frágil dos bailarinos. "O balé promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação", afirma o ortopedista Marcelo. Além de toda a musculatura responsável pela postura, Mariana Bastos afirma que a técnica estimula tantos os membros inferiores quanto superiores, por conta de exercícios de salto, sustentação em determinadas posições e força nos braços para carregar as bailarinas (nos casos dos homens). 


Barriga chapada


Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias. Para conseguir bons resultados, no entanto, é preciso fazer aulas regularmente, de duas a três vezes por semana, no mínimo. 


Flexibilidade


Segundo o ortopedista Marcelo, não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular. "Nesse ponto, o balé pode ser melhor até que a musculação de academia, porque alonga e trabalha os músculos ao mesmo tempo", afirma. Como resultado, os grupos musculares não ficam encurtados e há menor risco de lesões. "A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios de balé porque os movimentos precisam ser realizados com grande amplitude", afirma a professora de balé Mariana. 


Bem-estar e percepção corporal


Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa - os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música - e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o balé proporciona muito bem-estar. "A técnica também ajuda a melhorar a autoestima e a percepção corporal, pois é preciso ter consciência de todas as partes do corpo para realizar os exercícios", afirma Mariana Bastos. 


Agilidade e coordenação motora



Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. "A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora", comenta a professora de balé Mariana. Também é preciso dominar bem a técnica porque, por mais que os exercícios sejam difíceis de executar, o bailarino precisa realizar cada movimento de forma leve e sutil, sem mostrar o esforço que está fazendo. "A ideia que se transmite ao público é de uma arte delicada e elegante", lembra Mariana

Comentem!

Fonte: http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15234-sete-motivos-para-escolher-o-bale-como-o-seu-exercicio-fisico

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Street Dance...

]
As coisas não podiam estar a correr melhor para a  de Carly (Nichola Burley). Está apaixonada pelo carismático namorado, Jay (Ukweli Roach) e o seu grupo de dança chegou às finais do de Inglaterra de Dança de Rua. Mas tudo se altera quando Jay abandona Carly e o grupo. Completamente de rastos, Carly luta para provar ao seu grupo – e a si própria – que os pode levar à vitória. Mas, depois de terem o seu espaço para ensaiar, ela começa a duvidar seriamente das suas capacidades de liderança. A salvação chega de forma inesperada da, Helena (Charlotte Rampling). Impressionada pelas capacidades e pelo entusiasmo de Carly e da sua trupe, faz um acordo com eles: podem ensaiar no luxuoso estúdio da  de Ballet se em troca aceitarem colaborar com os seus bailarinos clássicos. Helena espera que Carly consiga injetar alguma intensidade e paixão dos bailarinos de rua nos seus alunos. Um choque de culturas é o que resulta quando os dois diferentes estilos de dança se confrontam. Mas finalmente, os bailarinos clássicos começam a respeitar os movimentos espetaculares dos dançarinos de rua e Carly não resiste ao encanto do bailarino Tomas (Richard Winsor).

Se não assistiu, assista. Ele é ótimo!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dançar...

Dançar ensina,
Dançar contagia,
Dança tanto menino quanto menina.

Ela não é apenas uma arte,
É também uma paixão,

Nasce apenas com alguns,
De um jeito sem explicação.

Contemporâneo, jazz, balé,
Quem dança pode fazer mágica com seu pé,
Dança de rua, do ventre ou de salão,
Há pessoas que não usam o corpo,
E sim o coração.

Para dançar não existe raça, cor ou idade,
Quem gosta de dançar tem o dom, de verdade.

Nenhum de nós vive eternamente,
Mas a dança sim,
Seu amor e sua arte,
São para sempre.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Coque Para Ballet



Vídeo Muito interessante que encontrei no youtube que pode ajudar vocês muito, pois um coque firme tende a passar mais confianca pra bailarina.

Gostaram? Não deixem de comentar!

Créditos: Lucas Schoeninger

Visitem o blog dele: www.babyballetlucas.blogspot.com

www.babyballet.com.br




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como Limpar Sapatilhas de Ponta


  1. Terminada sua aula de ponta, não guarde sua sapatilha logo de cara, deixe-a arejar um pouco antes de guardá-la;
  1. Colocar um pouco de talco dentro dela ajuda a afastar odores indesejáveis;
  1. No dia seguinte a sua aula, deixe sua sapatilha levar um ventinho. Isso ajuda a box a voltar ao normal. Sim, isso mesmo! Quando a gente usa a sapatilha, a parte mais dura da box altera sua dureza. Deixar sua sapatilha ‘respirar’ ajuda a mantê-la mais durinha por mais tempo!
Quais produtos usar?
  • Adicione uma colher de chá de Vanish a um copo com água morna (use um daqueles de geléia). Essa mistura vai resultar em uma substância com uma certa cremosidade;
  • Umedeça uma escova de dentes de cerdas macias (e sem uso) nessa mistura e passe na parte de cima da box, nas laterais e no calcanhar;
  • IMPORTANTE: não encharque o cetim! E cuidado com o couro da sola, tem algumas marcas que desbotam com excesso de água, tá?
  • Terminada a limpeza, retire o Vanish passando a escova com água nas áreas onde ele foi aplicado;
  • Coloque pra secar a sombra e em uma área ventilada












  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Don Quixote


Ficha Geral

Nome: Dom Quixote, ballet em três atos baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.
Estréia: 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial.
Coreografia: Marius Petipa e Alexander Gorsky.
Figurinos: Vadim Rindim.
Cenários: Vadim Rindim.
Iluminação: Natasha Katz.
Música: Ludwing Minkus.
Bailarinos de estréia: Anna Sobeshenskaya (Kitri), Serguei Sokolov (Basilio).

História




Prólogo:
Levado pela visão de Dulcinéia, Dom Quixote começa sua aventura ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Panza. 
Ato I:O Mercado

Sevilha. Kitri, a filha de Lorenzo, está apaixonada por Basilio, mas decobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre. Dom Quixote e Sancho Panza entram na vila, provocando grande comoção. Ao olhar para Kitri, Dom Quixote pensa que achou sua Dulcinéia. Movidos pela idéia do casamento arranjado, Kitri e Basilio, aconselhados por Espada e Mercedes, decidem seguir Dom Quixote e Sancho Panza. Gamache e Lorenzo perseguem o casal. 

Ato II. Cena I:Acampamento cigano.
Dom Quixote e Sancho Panza descobrem o casal fugitivo em um amigável acampamento cigano. Onde o casal dança e assiste à uma peça encenada pelas crianças do acampamento, esta peça simboliza a história do casal. Todos estão inspirados pelo clima de romance da noite. A visão de Dulcinéia aparece novamente para Dom Quixote, que percebe que Kitri não é sua idealizada, e que pertence a Basilio. De repente o vento ganha ímpeto. Dom Quixote então ataca os moinhos de vento, pensando que são gigantes ameaçando a segurança de Dulcinéia. Se sentindo miserável, ele cai em sono profundo. 

Ato II. Cena II: O sonho.

Desacordado pelo tombo que tomou lutando contra o moinho de vento, Dom Quixote tem um sonho encantado com a imagem de Kitri e sua amada Dulcinéia, neste sonho ele é flechado pelo cupido e confundido pelas driades que nunca deixam que ele se aproxime de sua amada. 

Ato II. Cena III:
É Aurora. Lorenzo e Gamache interrompem o sonho de Dom Quixote. Simpatizante do amor do jovem casal, Dom Quixote diz o caminho errado para os homens. Porém Sancho o corrige de seu intencional erro e revela o verdadeiro caminho que kitri e basilio tomaram.

Ato II. Cena IV:

A taverna. Finalmente descoberta, Kitri é forçada por Lorenzo a aceitar o casamento com Gamache. O frustrado Basilio comete 'suicídio'. Sem saber da farsa, Kitri implora que Dom Quixote convença Lorenzo a desposar o 'cadáver'. Então Basilio 'ressucita'. Kitri vai se arrumar para o casamento enquanto Dom Quixote e Basilio agradecem Lorenzo e Gamache por terem aceitado o inevitável. 

 Ato III: O casamento.

A vila celebra o matrimônio. Dom Quixote congratula o casal, dá um caloroso adeus e continua suas aventuras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pontas...

Por fora , a leveza do movimento , a suavidade do passo ,a tranqüilidade do sorriso...
Por dentro, o peso da cobrança, a persistência, o nervosismo, a dor... 
As luzes se apagam , o encanto e a magia se acabam, como em um passe de mágica ...
A última gota do suor é seca, o coque e a maquiagem desfeitos, ela não é mais intocável ... 
Mas ainda é bailarina, seu corpo de menina é cruelmente castigado, dedos e unhas estilhaçados, em um corpo apático e entorpecido... 
Vai bailarina, descansa, pois o mundo precisa da magia da tua dança...

Muita dança!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ballet - prevenindo lesões | Cirurgia do Joelho

O ballet é originado na Itália renascentista do século XV, e sua popularização se deve muito a Chaterine de Medici (esposa do rei Henry XII da Franca) e ao próprio Rei Luis XIV que além de divulgar, protagozinava muitas das peças que patrocinava. No Brasil sua introdução deve-se a bailarina russa Maria Oleneva em 1927 com a fundação da Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de janeiro.

Apesar de conceituado como dança, suas exigências físicas são comparáveis a de atletas de elite. Os movimentos exigem perfeição em relação a alongamento, resistência e forca muscular, sendo algumas vezes necessário muita potencia também, além de uma coordenação de movimentos incrível. E tudo isso mantendo a graciosidade e simpatia para encantar o público. Não é fácil mesmo!!              Para atingir tais metas o volume e a intensidade dos ensaios/treinamentos é muito grande, principalmente próximo a apresentações e festivais. E não vamos nos esquecer que, tal qual em alguns esportes, as dançarinas começam muito jovens, e estas exigências físicas acontecem numa fase de desenvolvimento e maturação de seu esqueleto, sendo este mais um fator a ser considerado.Sendo assim, lesões acabam acontecendo, e dores podem surgir devido a sobrecargas ósseas, musculares ou articulares. As mais comuns são: tendinites, entorses de tornozelo e joelho, síndrome patelo-femoral (condromalacia patelar), lombalgias e cervicalgias, alem de mialgias diversas.Juntando todas as informações acima citadas, podemos concluir que boa parte das lesões acontecem pela grande exigência física somada a um preparo muscular as vezes deficiente, ou seja, o esforço é maior do que a capacidade de resposta do organismo naquele momento, e a repetição deste leva a fadiga das estruturas e o surgimento de processos inflamatórios.Dentro deste conceito, um programa de fortalecimento muscular específico e na intensidade adequada pode auxiliar na prevenção destas lesões, preparando melhor o corpo para as necessidades físicas da dança. Com o musculatura mais "trabalhada" a execução e manutenção de movimentos e posturas torna-se mais fácil e pode-se evitar desequilíbrios e mesmo ações inadequadas que exporiam a/o dançarina/o a lesões.Este reforço muscular deve ser controlado e moderado para se evitar o ganho excessivo de massa muscular e a possibilidade da perda da graciosidade dos gestos do ballet.Uma análise completa corporal é obrigatória também antes de iniciar os treinamentos físicos. Deve-se avaliar desvios posturais e articulares, alterações na pisada, desequilíbrios musculares, entre outros fatores, que podem influenciar na dança, no treino e na vida da pessoa.Enfim, o ballet como todas as outras danças, pode ser uma terapia, esporte ou profissão. Exige fisicamente de seu praticante, e a introdução do conceito de treinamento pode melhorar a performance de seu praticante, além de prevenir a ocorrência de lesões.
 
Ballet - prevenindo lesõesEnviado por DrEduardo em seg, 04/01/2013 - 10:52, disponível em http://joelho.pro/content/ballet-prevenindo-les%C3%B5em.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Desculpem os transtornos, mas estamos mudando o Brasil!



As vozes da rua foram ouvidas no Planalto. Mas, avisam os manifestantes, é só o começo. “Não estou aqui por causa de R$ 0,20. Estou aqui porque quero um Brasil melhor”, disse na TV um manifestante de São Paulo.
A imensa maioria não depreda, nem apoia o vandalismo. A imensa maioria está cansada da corrupção, da ineficiência do serviço público.
O que o povo quer nas ruas é transporte de qualidade por um preço justo. E mais do que isso, educação, saúde e segurança.
O que o povo não é quer é ver gastos excessivos, desnecessários e abusivos com copa do das confederações, copa do mundo e com futebol. O que o povo não quer é ver o dinheiro público jogado na lata do lixo da corrupção.
Por isso mesmo uma frase começa a ganhar força: “Desculpem os transtornos, mas estamos mudando o Brasil”.

Edivaldo Júnior

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ser Professor é muito mais do que transmitir o conhecimento.



É aquele que ensina com dedicação e paciência, 
é aquele que quebra os nossos galhos, a
quele que quando tudo está difícil 
ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir. 

É agir com simplicidade, com companheirismo, 
está sempre disposto a te ajudar a qualquer hora. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dançar ...


Dançar é como crescer... Um processo lento, cheio de surpresas e lutas. 

A realização de feitos que parecem impossíveis de se concretizar.
 Acrobacias que exigem muito mais que horas de treinamento. 
Que só a ousadia tem a capacidade de explicar. Um constante aprendizado para o qual nem sempre acham necessário nos preparar. É preciso ter talento. Saber misturar, em doses certas, força e sensibilidade. Conhecer limites e capacidades. Sem temer fracassos. Amar. Amar-se Sem medos. 
Corpo e mente em perfeita harmonia Essa integração é o segredo da eterna liberdade, que nos permite alcançar vôos muito, mas muito maiores. 

Isto é Dançar!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ballet não tem idade!



Há menos de uma década, poucas escolas de balé clássico aceitavam alunos iniciantes com mais de 10 anos de idade. O senso comum recomendava que, para alcançar uma alta performance, era preciso começar aos 5 anos. Mas isso gerou, em muitos casos, uma fuga das sapatilhas. Quem começava cedo desistia por não suportar a disciplina do treinamento.
E os que sonhavam com a dança, mas não haviam feito aulas na infância, acreditavam ser tarde para começar.
Com o objetivo de democratizar o balé - e garantir a sobrevivência da arte no País - escolas de dança ampliaram o acesso ao clássico. A cada ano, novas turmas para adultos iniciantes são criadas. "Os professores desmistificaram o rigor no treinamento e tornaram a dança mais prazerosa. A técnica clássica não é alterada, mas cada aluno trabalha de acordo com as suas possibilidades", explica Jean-Marie Dubrul, professor da academia Sauer Danças, no Rio de Janeiro. Ex-coreógrafo do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Dubrul é um dos precursores no ensino de balé para adultos no País. Entre as suas alunas mais assíduas, estão as atrizes Alinne Moraes, Letícia Spiller, Paula Burlamaqui e Carolina Dieckmann, que descobriram o poder da prática no condicionamento físico.
Mas não só as globais perceberam os benefícios da dança. Há um mês, a psicóloga Cláudia Greco, 41 anos, começou a freqüentar as aulas da Sala Crisantempo, em São Paulo, e já sente os resultados. "O corpo fica mais flexível e ajuda na postura", afirma Cláudia, que não consegue ser assídua nas academias de ginástica. "Detesto malhação. Já tentei três vezes, mas nunca dá certo. No balé é diferente. A gente se exercita ouvindo música clássica. É maravilhoso", diz. A pedagoga Lucy Visani, 71 anos, dança desde os 15 anos, apenas pelo prazer. "As pessoas não acreditam que eu ainda faça aulas, um preconceito tipicamente brasileiro. Quando viajo para Paris e Nova York, freqüento cursos com gente de todas as idades", conta a aluna do Ballet Stagium, em São Paulo. As turmas reúnem iniciantes e ex-alunos. Segundo os professores, a heterogeneidade não compromete o desempenho. "O fundamental é fazer o movimento com consciência. Não existe essa coisa de ter que acertar ou fazer igual ao outro", comenta Beth Bastos, professora da Sala Crisantempo.
O balé também tem seus trunfos sobre a saúde. A artista plástica Jônia Guimarães, 47 anos, caiu na dança após uma crise de artrose. "O clássico de hoje trabalha a consciência corporal no aluno. Aprendemos a lidar com os ossos e músculos do nosso corpo", afirma. O benefício é comprovado pela ciência. Pesquisa recente divulgada pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, revela que o balé condiciona melhor o corpo que a natação, a campeã do título "o esporte mais completo do mundo". De acordo com os dados, os bailarinos ganham dos nadadores na rapidez dos reflexos, flexibilidade, salto, percentagem de gordura e equilíbrio corporal e psicológico. O benefício para a mente é certo. "É uma ótima maneira de trabalhar a auto-estima da pessoa, ensiná-la a se soltar. Na dança, o desprendimento é mais importante que a técnica", aposta a professora Geralda Bezerra de Araújo, 70 anos, do Ballet Stagium, que elabora o livro O sol nasce para todos, em que reúne histórias de bailarinos que provam que nunca é tarde para dançar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS



                              A DANÇA E A ALMA 


A dança?Não é movimento
súbito gesto musical
É concentração,num momento,
da humana graça natural



No solo não,no éter pairamos,
nele amaríamos ficar.
A dança-não vento nos ramos
seiva,força,perene estar
um estar entre céu e chão,
novo domínio conquistado,
onde busque nossa paixão 
libertar-se por todo lado...



Onde a alma possa descrever
suas mais divinas parábolas
sem fugir a forma do ser
por sobre o mistério das fábulas


Carlos Drummond de Andrade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os benefícios do Treinamento do Ballet Clássico

Comentário de uma mãe sobre os benefícios do ballet clássico:

" Acredito que é parte da educação de uma criança. O ballet ensina disciplina pessoal e desenvolve o gosto e apreciação da música, desde muito pequeninos”.



Esse é o benefício para o aluno. Mas que benefício têm os pais mandando seus filhos aprenderem ballet? Sobretudo, o ballet envolve os pais com o desenvolvimento das habilidades de seus filhos.Essa deve ser uma experiência muito agradável pois os pais têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos, a conquista de seus objetivos e ver como eles crescem com confiança e maturidade.

O Ballet Clássico dá ao estudante uma educação global e pode ser feito por qualquer criança que queira experimentar o prazer do movimento.

O Ballet Clássico consiste de três elementos interelacionados: Técnica, Música e Atuação. Os estudantes ganham disciplina da mente e do espírito, assim como do corpo. Permite que eles se expressem como indivíduos, artísticamente, o que pode ser passado para os outros aspectos de suas vidas.

Para todos os estudantes, os benefícios do treinamento de ballet clássico são logo vistos:
  • desenvolvendo a sociabilidade e novas amizades.
  • encorajando a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo.
  • inspirando um senso de confiança física e mental.
  • encorajando uma boa postura e habilidade corporal.
  • ententendo a relação entre música, rítmo e movimento controlado.
  • promovendo o conhecimento de outras formar de arte, associadas ao ballet clássico.
  • ensinando-lhes o gosto pelas artes cênicas.
Essas novas experiências vão beneficiá-los não só no ballet clássico em todos os aspectos de sua vida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS